Economia
03.09.2015
03.09.2015
03.09.2015
03.09.2015
03.09.2015
11.02.15
Ipardes: um belo presente
por Gilmar Mendes Lourenço
Gilmar Mendes Lourenço é economista, diretor-presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) e professor da FAE Centro Universitário. - Foto: Daniel Snege

Em fins de 2010, por ocasião do convite para assumir a presidência do Ipardes, com total liberdade para a escalação do time, considerei-me presenteado. Afinal, depois de quase 35 anos de vida pública, seria uma partida de “celebração” do encerramento de uma carreira profissional que começou nesta instituição, que eu conhecia em seus mínimos detalhes, positivos e negativos.

Coube-me a tarefa de montar o palco do rearranjo institucional, reinserindo o Ipardes nos ambientes governamental e privado, em um estágio de restauração dos princípios e práticas do planejamento de longo prazo, ou de fixação de referências futuras para as escolhas estratégicas presentes, conforme os ensinamentos que tive com os professores Francisco Magalhães e Belmiro Valverde.

Nessas circunstâncias, impunha-se o restabelecimento da presença e participação do organismo de pesquisa no interior do próprio governo, por meio do apoio à concepção, formulação, aplicação, avaliação, aperfeiçoamento e correção das diretrizes e políticas. Para tanto, o Ipardes buscou maximizar a interação com a Secretaria de Planejamento e demais instâncias da administração estadual, incluindo empresas públicas. Também foi edificado um canal direto com a assessoria do governador, ativado com a publicação de breves comunicados acerca de temas da conjuntura internacional, nacional e local.

Com isso, a entidade potencializou o fornecimento de massa crítica e estudos, em uma perspectiva gerencial, que requeria o oferecimento de respostas rápidas às demandas expressas pela sociedade paranaense, no Plano de Metas 2011-2014, negociado pelo candidato Beto Richa com a população, durante o ciclo eleitoral de 2010.

Assine Ideias em assinatura@revistaideias.com.br para ler a matéria na íntegra ou compre um exemplar através do e-mail compras@travessadoseditores.com.br ou nas principais bancas da cidade.


Tags:



TAMBÉM NOS ENCONTRAMOS AQUI: