Economia
03.09.2015
03.09.2015
03.09.2015
03.09.2015
03.09.2015
11.10.12
Comer bem, que mal tem?
por Maria Inês Ingravallo / Foto: Humberto Andolini

Número de pessoas em busca de uma dieta equilibrada é cada vez maior. De olho no mercado, curitibanas criam “delivery de frutas

Thanyele Galmacci e Caroline Enke: empreendedoras da alimentação saudável

Ainda que fartos banquetes resistam em mesas Brasil afora como traço cultural, a alimentação minimalista apresenta-
se como uma nova tendência. Nada que bote medo nas criancinhas, como é o caso do brócolis e seu formato de vilão dos desenhos animados. É simples: ao invés de três brutas refeições de encher o bucho e estufar a mais esbelta das barriguinhas, come-se seis vezes ao dia, em porções menores. Ainda que a dieta equilibrada assuste muita gente, tem conquistado um número maior de adeptos gradativamente. Campanhas veiculadas nas mídias e presentes no cotidiano funcionam como agentes de conscientização da importância da alimentação saudável.

O número crescente de pessoas preocupadas com o bem-estar, ainda que integradas a um grupo minoritário, gera projetos que visam transformar a inciativa em empreendimento. É o caso, por exemplo, da Pé de Fruta, empresa curitibana especializada em entrega diária de frutas e lanches saudáveis. Fundada em março deste ano por Thanyele Galmacci e Caroline Enke, atende além do público em geral, empresas interessadas em contratar um serviço que corrobora uma dieta mais saudável aos funcionários. O cardápio da Pé de Fruta, elaborado por uma nutricionista, é, além de funcional, ou seja, cada elemento é incluído com um propósito alimentício, também fixo e mensal, detalhado dia-a-dia.

Segundo Caroline, a proposta da empresa é a vida saudável. “Os lanches saudáveis que a empresa entrega sustentam o organismo em sua pequena porção, evitando que a pessoa ingira grande quantidade de alimento quando a fome bate”, afirma. “A ideia é também dar valor ao mercado local”, diz Thanyele. “Ainda que o ramo desenvolva-se em outras regiões, somos a primeira empresa formalizada de Curitiba no setor. Carregar com responsabilidade a proposta de lanches saudáveis fortalece o nicho”, completa.

De acordo com Fernanda Fabricio de Melo Halama, formada em nutrição pela PUCPR e pós-graduada em marketing voltado à alimentação, também pela PUCPR, a maior preocupação das pessoas com a boa alimentação e a redução no tamanho das famílias explica o crescimento do número de iniciativas como a Pé de Fruta. “As famílias brasileiras, hoje, estão menores, compactas, o que facilita a aquisição de determinados serviços”, diz. Para ela, a rotina frenética que a maioria dos cidadãos enfrenta exige serviços tão rápidos quanto. “Consequentemente, o aparecimento de empresas com a tese de que é fácil se alimentar bem, torna a opção por uma dieta saudável mais prática”, completa.

Como nutricionista, Fernanda costuma trabalhar com o conceito de reeducação alimentar, ou seja, hábitos e desafios diários para a pessoa mudar a alimentação. Contudo, boa parte dos pacientes diz ser inviável seguir a proposta de dieta equilibrada com afinco, principalmente, por conta da falta de tempo no trabalho. Portanto, a importância de empreendimentos desse tipo. “Acho positiva a iniciativa de entrega de lanches saudáveis. Ainda que muita gente reclame dos preços fixados por algumas empresas, valor, porém, justificado pela qualidade dos alimentos que oferece, esta pode ser uma solução para o problema da falta de tempo”, conclui.


Tags: qualidade de vida; deliver; frutas;



TAMBÉM NOS ENCONTRAMOS AQUI: