De olho no passado

Aqui caberia um mural de adjetivos, mas parece que não carece. O currículo fala por si e reflete a profissional que é a professora Daniele Saucedo. Mestre pela Universidade Federal do Paraná, leciona na PUC as cadeiras de História da Arte, Patrimônio e Documentação de Arquivos, além de orientar os alunos em suas monografias. As disciplinas não bastaram. Por isso coordena a especialização em História Social da Arte e o projeto de iniciação à docência (PIBID) em história.
Ainda assim foi pouco, quis se perder em letras de outras bibliotecas. Em 2010 apresentou a Pró-Reitoria da PUC um projeto de recuperação do arquivo do Círculo de Estudos Bandeirantes (CEB), órgão que hoje pertence à PUC. No CEB há documentações do Brasil e do Paraná desde o século XVII. Agora a professora Saucedo quer voar longe como Ícaro com o projeto apresentado ano passado no encontro de acervos raros e especiais. Quer fazer a recuperação do arquivo da Biblioteca Nacional.
Num tempo futurista devemos agradecer aos deuses da História por haver pessoas que ainda se preocupam com a preservação da nossa memória. Um salve para Daniele Saucedo!
D. N.


Daniele Saucedo - Foto: Bruna Ferencz

Daniele Saucedo


TAMBÉM NOS ENCONTRAMOS AQUI: