FOTOS DE: Vanessa Kosop

29.05.15
A luz de Vanessa Kosop
Dico Kremer

O que faz uma pessoa escolher esta ou aquela profissão? Um chamado de dentro de si? Gostar ou preferir fazer algo em detrimento de outra coisa?  E não se importando com outras opiniões, de familiares e amigos, se a escolha não é aquela quepensam ser a certa? A que daria mais dinheiro e menos satisfação? Ou o contrário? Ou os dois? Vanessa Kosop desde os 14 anos já sabia o que queria fazer. Tinha a frente de seus olhos a luz que lhe traria realização e que daria asas a sua imaginação. Foi em Nova Iorque quando viu uma câmera que seria a sua primeira companheira: uma Canon AE1 Program com a lente normal e com uma teleobjetiva de 200mm. Iria ser uma fotógrafa mesmo que a família olhasse com outros olhos o seu entusiasmo.

Cursou desenho industrial na PUC onde foi colega de Joaquin Presas, el Grande. A partir daí foi em busca do segredo da construção de imagens. Curiosa, procurou tudo o que pudesse contribuir para o seu desenvolvimento  profissional. Fez curso de fotografia na Fhox, escola de fotografia, pioneira em Curitiba sob o comando de Carlos Dreher. Aprendeu a revelar e ampliar em P&B, fez estágio e foi assistente junto a vários fotógrafos de Curitiba até começar o seu voo solo. Teve muitas alegrias e algumas decepções. Trabalhou e trabalha com várias agências de publicidade de Curitiba e seus clientes. Fotografou de tudo: alimentação, eventos, modelos, cenas externas, books, produtos, natureza, trabalho pessoal, debutantes e seus chiliques. O que Vanessa gosta mesmo é de fotografar moda, gente, modelos. Em 2001 fez uma exposição no shopping Crystal, no Crystal Fashion.

Tive muito prazer em conhecer a Vanessa e o seu trabalho. Essa moça, descendente de alemães e austríacos, com dois filhos, simpática, afável, modesta,é uma excelente profissional. Põe a criatividade e o coração naquilo que se propõe a fazer. O enquadramento e perfeito domínio da luz são a prova de seu grande talento. Olhem as suas fotos e vejam com olhos de ver o seu belo trabalho.



TAMBÉM NOS ENCONTRAMOS AQUI: