Política
03.09.2015
03.09.2015
03.09.2015
03.09.2015
03.09.2015
17.03.15
Dias de fúria
por Adalberto Vera
Foto: Reprodução/Flirck Assembleia Legislativa do Paraná 2015

Ninguém gosta de óleo de rícino, de injeção de óleo canforado, de choque nas têmporas e ninguém, absolutamente ninguém, gosta de ajuste fiscal. Ainda mais num país em que todos dependem das benesses do Estado. Pois, pois, o governador Beto Richa decidiu fazer o que qualquer governante responsável faria nas circunstâncias. Encaminhou para o Legislativo um pacote de medidas de ajuste fiscal e de contenção de despesas. Ou seja, decidiu apertar o cinto, cortar privilégios e arrumar o caixa, arrombado por certo prodigalismo na concessão de vantagens. E pela crise financeira do país causada pela gestão deficiente e corrupta do PT nos últimos 12 anos.

A reação foi feroz e estimulada pelo sentimento de revanche política dos partidos e partidecos que comandam a principal corporação de funcionários públicos, a dos professores, superorganizada, com representação própria na Assembleia e com uma verba anual de R$ 25 milhões que lhe permite organizar grandes manifestações. Vamos aos fatos.

No dia 10 de fevereiro, a Assembleia Legislativa do Paraná foi invadida por manifestantes ensandecidos contra um pacote de medidas de ajuste fiscal do governo. A absoluta maioria era de professores, que ocuparam a praça diante da Assembleia e defronte ao Palácio Iguaçu a partir do dia 9. O governo pretendia aprovar todas as medidas como manda a sabedoria política desde Roma antiga. Fazer todas as maldades de uma só vez e as bondades aos poucos. Apresentou tudo num pacote só, elaborado pelo novo secretário da Fazenda, Mauro Ricardo Costa, um técnico em finanças públicas da escola tucana, esperto nessa tarefa em outras praças. A última, a de Salvador, onde ajustou as receitas e os gastos para o governo de ACM Neto.

Assine Ideias em assinatura@revistaideias.com.br para ler a matéria na íntegra ou compre um exemplar através do e-mail compras@travessadoseditores.com.br ou nas principais bancas da cidade.


Tags:



TAMBÉM NOS ENCONTRAMOS AQUI: