A Grande Guerra
De Margaret MacMillan e Christopher Clark

Este ano marca o centenário do início da Primeira Guerra Mundial, o conflito que, dizia-se, serviria para acabar com todas as guerras. Por esse motivo, vários livros foram e ainda serão publicados sobre o conflito, que mobilizou mais de 70 milhões de militares, causou a morte de mais de 9 milhões de pessoas e levou ao desmoronamento dos impérios alemão, austro-húngaro, otomano e russo. Duas recentes publicações focam nos motivos que levaram à guerra, The War that Ended Peace: The Road to 1914 (A guerra que pôs fim à paz: o caminho para 1914, em tradução livre), de Margaret MacMillan, e The Sleepwalkers: How Europe Went to War in 1914 (Os sonâmbulos: como a Europa entrou em Guerra em 1914, em tradução livre), de Christopher Clark.

O livro de Margaret MacMillan entrou na lista dos melhores livros de 2013 do jornal The New York Times e das revistas The Economist e Bloomberg Businessweek. Ela examina as muitas forças que estavam movendo a Europa em direção a uma guerra no quarto de século anterior, desde as relações entre as casas reais da Alemanha e da Áustria-Hungria até a corrida naval entre alemães e britânicos.

Christopher Clark teve seu livro indicado na lista de melhores livros do jornal The Guardian e da revista Foreign Affairs. Ele argumenta que os líderes europeus, ao não entenderem a situação nos Bálcãs e no resto da Europa e ao minimizarem o potencial que o conflito teria, caminharam como cegos em direção à catástrofe e levaram todo o continente e parte do mundo consigo.

Lucas Leitão

TAMBÉM NOS ENCONTRAMOS AQUI: