De Costas para o Mundo - Retratos da Sérvia
De Asne Seierstad

por Marisa Villela

A escritora norueguesa Asne Seierstad já é conhecida dos leitores. Autora dos best-sellers “O Livreiro de Cabul” e “101 Dias em Bagdá”, neste livro ela fala de um país desconcertante: a Sérvia, na península dos Bálcãs.

Se antes a Sérvia era o centro do poder de um país chamado Yugoslávia, hoje se transformou numa espécie de colcha de retalhos balcânica: Eslovênia, Croácia, Macedônia, Montenegro, Albânia e Bósnia e Herzegovina. Pequenos países que convivem entre tapas e beijos étnicos, políticos e religiosos. Divididos por nações e crenças, toleram-se conforme a ocasião e conveniência, apoiando (ou não) líderes que acabaram nos tribunais de Haia.

A autora apresenta retratos reais de gente que vive em Belgrado e seus arredores: jornalistas, camponeses, refugiados do Kosovo, roqueiros, poetas, estudantes e militantes contam suas histórias e as dificuldades sem fim, suas guerras pessoais e esperanças de mudar o país.

Ao ler os relatos é possível montar um mosaico do povo sérvio, principalmente após o embate sanguinário chamado de “limpeza étnica”, durante a guerra contra a Bósnia, que deixou o mundo perplexo. Ficaram as lembranças das atrocidades, da terra arrasada e a constatação de uma cruel realidade: além do poder de decisão sobre todos aqueles povos, a Sérvia também perdeu terras cultiváveis, suas montanhas cobertas de neve e suas praias banhadas pelo Mar Adriático.

Se as lutas são justas ou não, o julgamento cabe ao leitor. Asne Seierstad foi feliz no título desse livro. De fato, a Sérvia está até hoje “de costas para o mundo”.

DE COSTAS PARA O MUNDO - RETRATOS DA SÉRVIA 

Autora: Asne Seierstad

Editora: Record

Administrator

TAMBÉM NOS ENCONTRAMOS AQUI: