Le Goff
De Jacques Le Goff

Embora pareça mentira, é verdade. No dia primeiro de abril deste ano perdemos um dos historiadores mais importantes da contemporaneidade, Jacques Le Goff morreu aos 90 anos, no entanto suas obras – quarenta livros – se perpetuam.
Atento às coisas, começou a pesquisar os aspectos culturais e pouco convencionais, a exemplo das cidades do período medieval. Medievalista de primeira qualidade, foi responsável por romper a barreira político-econômica reinante nos estudos históricos. Abriu alas para os estudos sobre cultura e mentalidade social.
Como possui uma vasta obra, que não para somente em livros, programas radiofônicos e artigos, é difícil escolher um livro para indicação. O mais natural seria o seu clássico A civilização do ocidente medieval, uma bíblia.
Porém, Heróis e maravilhas da Idade Média é mais interessante para o público distante da História. Nesta obra ele desmonta a imagem que a Idade Média foi um período mediano para a humanidade. E descaracteriza a maneira de se escrever a História. Não é convencional com datas e reinados. É peculiar, através do domínio do imaginário apresenta as maravilhas medievais.

Foto: Sophie Bassouls/Sygma/Corbis


TAMBÉM NOS ENCONTRAMOS AQUI: