Livro dos Novos II – 2015
De

O novo lançamento da Travessa dos Editores é ao mesmo tempo um incentivo e uma aposta no mercado editorial. Na segunda edição do projeto, o volume traz as mesmas características que o primeiro, de 2013: 16 jovens autores, 16 contos.

As ficções começaram a ser encaminhadas à editora assim que o primeiro volume foi lançado. Uma série de escritores a buscar espaço para publicação tratou espontaneamente de submeter os textos a uma seleção. No final de 2014, foram escolhidos os que figuram agora nesta coleção.

Quem assina o prefácio é Daniel Zanella, um dos Novos do primeiro time: “[...] De fato, aqui a multiplicidade de vozes é um trunfo da discordância. A breve arqueologia afetiva conduzida através do conto pode ser delineada em três eixos de matizes distintos: a dificuldade de autoentendimento do papel do escritor-sujeito na costura do mundo, a dificuldade de entender o amor e sua complexa rede de vicissitudes e, por fim, a dificuldade de estabelecer uma fala altissonante em meio ao processo constante de capacitação por meio da tradição literária, buscando não ser refém das referências e entregar algo acima da avalanche de produções contemporâneas. Todas as dificuldades são válidas [...]”.

Nos contos é possível reconhecer pontos comuns entre os 16 autores que não conversaram durante suas composições: certa desilusão por assuntos ordinários e importantes, uma esperança que vive no fio da navalha e a solidão de um mundo muito grande e muito cheio. Não dá para saber se isso faz parte dessa geração ou se é agonia enraizada nas tormentas de quem fica cavando, cavando e cavando as entranhas dos sentimentos humanos.

No final, todos os 16 são muito diferentes e são muito parecidos também. Sem a intenção de procurar uma unidade temática, o Livro dos Novos II – edição 2015 é uma antologia de sentimentos e olhares que nos invadem a todos em alguma instância.

Vida longa aos Novos.

Foto: Revista Ideias


TAMBÉM NOS ENCONTRAMOS AQUI: