Sangue no olho
De Lina Meruane

É a estreia da autora chilena Lina Meruane no Brasil. Já foi premiada no México, Alemanha e em seu país de origem, onde se destaca entre os principais nomes da literatura contemporânea. Na Universidade de Nova York, ministra aulas de cultura latino-americana.

O romance que abriu a porteira no Brasil é Sangue no olho, narrado em primeira pessoa por Lucina, uma chilena, escritora, que vive em Nova York e está a se mudar para o apartamento do seu namorado Ignacio (não se tem notícia se Meruane se mudou para o apartamento de algum Ignacio). A felicidade de juntar as trouxinhas não dura muito, pois ela está com sangue no olho, e sem qualquer trocadilho, está a ficar cega. Não se sabe se é definitiva ou não a cegueira.

O tema da visão foi tratado por muitos escritores, impossível não se lembrar do Ensaio sobre a cegueira de Saramago, gregos antigos, no entanto, também já escreveram sobre. É um tema envolvente. Dá para entender a frase de Juan Pablo Villalobos – que assina a orelha – “[Foi] escrito com o ritmo implacável de um thriller, em que cada diagnóstico adquire a força de um clímax”.

O livro foi editado pela CosacNaify e traduzido por Josely Vianna Baptista.

Foto: Reprodução/site issuu.com


TAMBÉM NOS ENCONTRAMOS AQUI: