Yo-Yo Ma interpreta sonatas de Bach
De

o-Yo Ma Plays Bach. O nome já diz tudo. Yo-Yo Ma toca Bach. E como toca! Incrível a sonoridade que o músico tira de seu instrumento, o violoncelo. É de conhecimento que Yo-Yo Ma toca um Stradivarius Davidov ou o seu Petúnia, de 1733, criado por Domenico Montagnana. Sim, claro, ter um excelente instrumento propicia bons sons, mas Yo-Yo Ma, um “meister”, executa com seu “cello” um verdadeiro diálogo com a música, neste caso, com o cravo, tocado no álbum por Kenneth Cooper.

Para apreciar as composições, basta fechar os olhos e apurar os sentidos para ouvir as conversas entre os instrumentos. O cravo é o companheiro fiel, enquanto o cello requisita respostas em forma de acordes, destreza e rapidez.

E é este o diálogo que compõe o cd com Sonatas para Viola da Gamba e também Harpsichord (cravo). São três as sonatas executadas, contando ainda com outra obra, Symphony Concertante for Violin, Violoncello and Orchestra. Bach dedicou as sonatas a seu aluno virtuoso Christian Ferdinand Abel, que depois também se tornaria compositor. Se a Sonata nº 1 nos leva à reflexão, a número 2 é como um profundo respirar, intenso e ao mesmo tempo suave, que logo nos desperta com as rápidas batidas do allegro.

Magistralmente executada, a Sonata nº 3 fecha com chave de ouro o cd, que foi gravado originalmente em 1983. E o virtuosismo de Yo-Yo Ma nos faz sonhar mais alto ao imaginar como seriam as apresentações de Bach, no cravo, e Abel, na viola, tocando esta obra nas noites de sexta-feira no Café Zimmermann, em Leipzig, Alemanha.

Momento intrigante acontece na Sinfonia Concertante, em seu movimento Rondeau – Allegro assai: há acordes parecidos com os de um hino muito executado em momentos cívicos. Será que alguém descobre qual é?

 

Serviço:

Yo-Yo Ma Plays Bach

Sony Classical

Duração: 57:59

Márcia Campos

TAMBÉM NOS ENCONTRAMOS AQUI: