Os 90 anos de Fernando Sabino
De Fernando Sabino

Dono de uma prosa singular e saborosíssima – como defendem seus admiradores – o escritor mineiro Fernando Sabino (1923 – 2004) escreveu algumas das publicações mais importantes da literatura brasileira. Os romances Encontro Marcado (1956) e O grande mentecapto (1979) são livros considerados responsáveis por formar uma geração de leitores.

Para além da repercussão que Sabino conquistou em suas longas narrativas, o escritor também se notabilizou por suas crônicas, que tinham um estilo que parecia uma conversa com o leitor. Uma prosa acolhedora e simples, diferente daquilo que os cronistas de hoje produzem.

Recentemente, a editora Companhia das Letras publicou O rio é tão longe (2011), uma reunião de correspondências entre Fernando Sabino e o também escritor mineiro Otto Lara Resende, organizada por Humberto Werneck. Otto e Sabino, amigos de infância, trocaram cartas durante anos. Entre os assuntos, sempre desenvolvidos em uma dicção literária, os rumos do país e da literatura. Conversas sobre as figuras relevantes daquela época, como Guimarães Rosa, Nelson Rodrigues, Jânio Quadros e João Goulart, também aparecem no livro.

Em outubro deste ano, Sabino completaria 90 anos de vida. Para celebrar a data, uma série de eventos acontece pelo Brasil.


TAMBÉM NOS ENCONTRAMOS AQUI: